Nunca assisti a nenhum filme do Buster Keaton. Aliás, assisti Crepúsculo dos Deuses, que ele faz uma participação, se eu não me engano... Mas, já li diversas coisas a respeito dele. O quanto ele era bom. Dizem que havia uma rixa entre ele e Chaplin, pois os dois possuíam estilos parecidos, em uma época que o cinema se fazia apenas de talento próprio. E era mudo. A forma de se expressar era completamente diferente.
Keaton era um acrobata, dirigia suas próprias cenas, criava - as e encenava suas ideias.
Achei esse filme uma gracinha... Porque eu gosto de filmes antigos... Eles parecem trazer um inocência que não existe mais... Uma forma muito diferente de nos passar o recado. Mas, este, em específico, possui um ar pesado, pois fala, em grande parte, sobre as dificuldades que esse ator encontrou na transição do cinema mudo para o falado, o que fez com que ele fosse decaindo em sua carreira, chegando ao esquecimento. Não abrindo mão de seus princípios, entretanto. Gostava de seu próprio modo de trabalhar, e não deixou de faze-lo, apenas por dinheiro. Trata muito a respeito do seu alcoolismo por não conseguir lidar com as rejeições.
Pelo que eu me lembro de já ter lido a respeito dele versus o Chaplin, foi que eles eram "rivais" na época do cinema mudo. Mas, aparentemente Chaplin soube lidar muito melhor com a transição. Ambos não possuíam contato. Porém, no fim da vida, Chaplin, em Luzes da Ribalta, filme em que fala sobre um comediante no fim da vida (também não assisti ainda, só de ter lido ou ouvido falar) - posso arriscar a dizer que está falando de si mesmo(?) - chama Keaton e juntos, fazem uma cena que deve ser emocionante!
Depois de ver esse filme, fiquei com muita vontade de assistir a alguns filmes do Keaton. Para ser sincera, sempre gosteimuito do Chaplin e tinha um preconceito por ele. Mas, agora estou com muita vontade de ver... E depois, com certeza verei Luzez da Ribalta, pois deve ser emocionante... Olha para dois comediantes, que praticamente fizeram o cinema, juntos, mas tão diferentes: um rico e conhecido, e o outro pobre e caído no esquecimento. Pelo menos naquele momento.
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